Algumas das promessas do Expansão São Paulo

Muitas das promessas anunciadas pelo Expansão São Paulo só vieram a ser cumpridas quase uma década após seus anúncios oficiais.

Imagem: BRASIL | Megaproyectos | E/C via Skyscraper City e Governo de São Paulo

Quem viveu o final dos anos 2000 aqui em São Paulo com certeza irá se relembrar do icônico e memorável Expansão São Paulo, que foi o plano de expansão da malha metroferroviária da capital anunciado pelo, até então na época, governo de José Serra. O plano era de melhorar o sistema para entregar melhor infraestrutura e melhor qualidade do serviço para os passageiros, além de conectar novos bairros com lugares já existente e entregar novas linhas e estações; o plano também incluiu a entrega de novos trens e reforma daqueles que já rodavam para o Metrô e CPTM; mas se você é paulistano que acompanhou esse momento sabe que muitas das promessas foram cumpridas muito tempo após a sua criação. Por isso, hoje iremos relembrar algumas das promessas feitas pelo Expansão São Paulo que só viram a luz do dia muito tempo depois; mas antes, relembre um pouco do icônico jingle criado para o Expansão São Paulo:


Vídeo: dudapropaganda/Governo de São Paulo

Entrega de novos trens

Uma das primeiras promessas do Expansão São Paulo estava relacionada a entrega de 107 novos trens para a malha metroferroviária, que incluia a compra de novos trens para as linhas já existentes. Assim, 47 deles foram entregues para o Metrô e 60 para a CPTM, sendo eles:

  • Metro: 16 trens da Frota G, 17 trens da Frota H (10 para a Linha 3 e 7 para a Linha 1) e 14 trens para a Fase 1 da Linha 4-Amarela (trens do 401 ao 414);
  • CPTM: 20 trens para a Linha 9, 20 para a Linha 7 e 20 para a Linha 12;

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Uma das entregas mais relembradas por muitos foi a inauguração do primeiro novo trem do Metrô, as composições da Frota G, que aconteceu em 2008 na estação Alto do Ipiranga da Linha 2-Verde. A inauguração teve direito até a governador operando o trem com muito papel picado e clima de festa. Todos trens do G que rodariam exclusivamente na Linha 2 hoje em dia rodam na Linha 3-Vermelha, por conta de suas portas mais largas que atendem a alta demanda da linha.

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Reforma dos trens

Foi anunciado no Expansão São Paulo a reforma de 126 trens que rodavam na epóca, para melhorar o conforto e qualidade para os passageiros que utilizavam o sistema na época. Esses eram composições que estrearam na malha entre os anos 70 e início dos anos 2000. Desses trens reformados:

  • CPTM: 28 trens são das Séries 1600, 2000, 2070, 2100, 4400, 5000 e 5400;
  • Metrô: 98 trens são das Frotas A, C e D, das Linhas 1 e 3;

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Inaugurações

O plano do Expansão São Paulo também trouxe a cobertura da inauguração de expansões das linhas do Metrô e da CPTM, e trouxe promessas que só vieram a ser cumpridas, por exemplo, em 2021 (duas décadas após o fim do governo José Serra). A primeira inauguração foi da estação Sacomã, que passou a ser ponto o final Leste da Linha 2-Verde durante os primeiros meses de 2010, até sua chegada na Vila Prudente. O comercial mostra a estação crescendo da terra como se fosse uma árvore e trazia a promessa de inaugurar as duas estações restantes da Linha 2 até o final do ano, e também anunciou que o primeiro trecho da Linha 4-Amarela seria proximamente entregue.

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Outra inauguração foi o da Linha 4-Amarela, que naquele tempo era a "Linha da Integração" e teve sua inauguração anunciada por meio de um samba, cujas gravações ocorreram na estação Paulista e no corredor de transferência entre a Linha 4 e a Linha 2.

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Outras promessas que o Expansão São Paulo trouxe incluíram a expansão da Linha 5-Lilás até a Chácara Klabin em 2013 (que só foi concluída mesmo em 2019), a expansão da Linha 4-Amarela até a Vila Sônia (que só foi concluída em 2021) e a extensão da Linha 2-Verde em forma de monotrilho até São Mateus em 2010 (transformada na Linha 15-Prata e entregue só em 2019). Embora as entregas tenham sido feitas anos depois, não se pode negar que o Expansão São Paulo foi um plano de campanha muito bem feito pelo governo de José Serra, que trouxe muita criatividade e deixou bastante expectativa na população de São Paulo que, dificilmente, será repetido por algum governo futuro da cidade.

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