STM comenta sobre novas linhas e expansões em balanço de 2020
Uma das menções foi a Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos até Campo Belo.
Foto: Companhia do Metropolitano de São Paulo
2020 se encerrou e com ele, várias novidades e acontecimentos vieram. A pandemia do novo coronavírus paralisou o mundo, e desde então, todos ficaram de quarentena. Mas a pandemia não conseguiu paralisar a mobilidade urbana de São Paulo. Um vídeo lançado no canal da Secretária dos Transportes Metropolitanos no Youtube mostra o balanço do Metrô e da CPTM durante a pandemia. Alguns dos assuntos comentados nesse vídeo foi a respeito da Linha 17-Ouro, 19-Celeste e 20-Rosa, além das expansões da Linha 15-Prata rumo as estações Jacu-Pêssego e Ipiranga, e da Linha 2-Verde rumo à Penha.
Linha 19-Celeste (Guarulhos-Campo Belo)
A estação Campo Belo, além de receber a Linha 17-Ouro, receberá também a L19.
Foto: Companhia do Metropolitano de São Paulo
A Linha 19-Celeste está no "pontapé" da companhia e será a primeira linha de metrô em Guarulhos, que hoje é parcialmente atendida pela Linha 13-Jade da CPTM (Aeroporto-Luz). A linha ligará Bosque Maia até o Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha, e terá transferência com a Linha 1-Azul em São Bento. Uma segunda fase também está em projeto, segundo o balanço, que ligará Anhangabaú até Campo Belo, com transferência para a Linha 2-Verde em Brigadeiro, com a Linha 20-Rosa (mas a estação não teve nome revelado) e com as Linhas 5-Lilás e 17-Ouro na estação terminal. Ela atenderá uma alta demanda vinda da cidade mais populosa da região de São Paulo.
Linha 20-Rosa (Santa Marina-Santo André)
Outra linha que também está no "pontapé" e não foi deixada de lado foi a Linha 20-Rosa, que será a primeira linha de metrô (antes a 18-Bronze) a chegar no ABC, atendendo a região de São Bernardo do Campo. Ela, em sua primeira fase ligará Lapa até Moema, com transferência para as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, com a Linha 2-Verde em Cerro Corá, com a Linha 4-Amarela em Faria Lima, com a L19 e com a Linha 5-Lilás em Moema. A segunda fase, que está sendo cogitada, ligará Moema até Prefeito Celso Daniel-Santo André, com transferência com a Linha 1-Azul em São Judas e com a Linha 10-Turquesa da CPTM em Santo André. Outra expansão da linha está cogitada que será até a estação Santa Marina, que terá transferência com a Linha 6-Laranja (também citada no balanço).
Linha 15-Prata (Ipiranga-Jacu Pêssego)
Expansão rumo Ipiranga já foi iniciada e já está cogitado as duas estações após Jardim Colonial.
Foto: Companhia do Metropolitano de São Paulo
Muitos já sabem sobre Jardim Colonial, mas nesse vídeo, foi anunciado a expansão rumo Ipiranga, da Linha 10-Turquesa. Além disso, no mapa acima, mostra que as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego estão cogitadas para serem inauguradas. Mas isso, é tudo verdade! Já está até cogitado os terrenos para a construção das estações rumo Cidade Tiradentes, ou seja, podemos ter estações até CDT até 2026, dentro do prazo esperado, enquanto que Ipiranga, não há muitos prazos.
Linha 17-Ouro (Morumbi-Aeroporto de Congonhas/Washington Luís)
Linha está com obras quase que 90% concluídas, mas foram retomadas.
Foto: Rede Globo de Televisão
A Linha 17-Ouro está tendo várias notícias surpreendentes, fazendo a gente pensar se devemos ou não, ter confiança nos prazos. Bem, no balanço, foi citado o acabamento das obras da estação Morumbi, na Marginal Pinheiros. Foi apresentado também, um prazo bem mais curto do que o esperado: a obra poderá ser entregue em 2022, sendo o prazo mais comentado, 2023. As obras das sete estações e do pátio foram retomadas no fim do ano passado. O que resta é aguardar novas atualizações.
Linha 2-Verde (Vila Madalena-Penha)
Quando for inaugurada, a expansão atenderá uma demanda de mais de 320.000 passageiros.
Foto: CJC Engenharia e Projetos
Por fim, a expansão da Linha 2-Verde, que chegará em Penha. No vídeo, foi anunciado o início das obras do trecho pós-Vila Prudente no começo de 2020. Segundo o secretário dos transportes Alexandre Baldy, o prazo de entrega será até 2025, com inaugurações parciais. Quando estiver pronta, a Linha 2-Verde terá transferência com a Linha 16-Violeta em Anália Franco e com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral em Penha.
Sonhar não faz mal
Bem pessoal, o que nos resta é esperar os prazos serem entregues sem nenhum atraso e dentro do cronograma estimado para as inaugurações previstas. Só o tempo nos dirá o que será entregue ou não...
Comentários
Postar um comentário