A linha opera desde 2002 e desde então polêmicas, falhas, retrocessos e atrasos marcaram a história do ramal
Imagem: internet
No último dia 20 de outubro, a Linha 5-Lilás completou 20 anos de operação. Desde a sua inauguração, muitas coisas ocorreram com a antiga Linha do Nada ao Lugar Nenhum. Hoje iremos rever tudo que já aconteceu no ramal que liga o Capão Redondo até Chácara Klabin.
Início das obras da Linha G
Anteriormente, o ramal Capão-Santo Amaro havia sido anunciado como Linha G-Violeta da Companhia Paulista de Trens Metropolitana. Sua obras foram iniciadas em Março de 1998, porém no ano de 2001 a operação foi repassada para o Metrô e sendo assim rebatizada como Linha 5-Lilás, porém as obras seguiram a mão da CPTM.
Inauguração (Fase 01: Capão-Largo Treze)
Imagem: Folha de S. Paulo
Após 4 anos em obras, o trecho até então "completo" foi inaugurado no dia 20 de outubro de 2002 para o público ligando o bairro de Capão Redondo até a região do Largo 13 de Maio, com integração para a Linha C-Celeste (atual 9-Esmeralda) na estação Santo Amaro. Segundo uma reportagem da época divulgada pela Folha de São Paulo, no dia de sua inauguração a linha recebeu apenas 3.800 passageiros, uma demanda consideravelmente baixa para a época. O horário de funcionamento passou do horário comum de testes para o horário integral entre 2003 e 2008.
Anúncio da expansão
No final dos anos 2000 e início do anos 2010, a Linha 5 era chamada por muitos meios de comunicação de Linha do Nada ao Lugar Nenhum por ser a única da malha metroferroviária de São Paulo que não tinha conexão com outras linhas do sistema, contendo apenas como opções de deslocamento dos usuários para o centro, os ônibus do Terminal Santo Amaro ou acessando a Linha 9-Esmeralda na estação de Mesmo Nome para se deslocar até a estação Pinheiros (a partir de 2012) para acessar à Linha 4-Amarela. Com esses problemas, o governo da época iniciou então no dia 17 de agosto de 2009 as obras da estação Adolfo Pinheiro, dando início à expansão da linha.
A polêmica Fase 02: Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin
No dia 23 de julho de 2011 houve a primeira de várias retomadas das obras de expansão da Linha 5. No dia 12 de fevereiro de 2014, a primeira das 11 estações da expansão até a estação Chácara Klabin, foi inaugurada, sendo a inauguração de Adolfo Pinheiro. Desde então, vários problemas com as obras ocorreram desde atrasos até mesmo paralização das mesmas.
Saída da Frota F e entrada da Frota P
A Frota F, que roda na linha desde a sua inauguração, ficou muito famosa entre os amantes de linhas metroferroviárias. Porém em 2017, após 15 anos rodando, a frota foi retirada de circulação para a implementação do atual sistema CBTC. No lugar dos 08 trens, foi adicionada os 32 trens da Frota P. Mas após a chegada da linha até a Linha 2, o número de usuários aumentou ainda mais, o que restou foi trazer de volta a antiga frota para reforçar na operação. Assim então, em dezembro de 2020, a Frota F retornou a operação adaptada ao sistema CBTC.
Troca de bastão: Metrô e ViaMobilidade
Em 2017, foi anunciado que as Linhas 5-Lilás e 17-Ouro (Morumbi-Aeroporto de Congonhas/Washington Luís) seriam concedidas para a iniciativa privada. Entre vários adiamentos, o leilão ocorreu no dia 19 de janeiro de 2018 em São Paulo, e a ViaMobilidade acabou vencendo por um lance de R$ 553,9 milhões e ágio de 185% sobre a outorga mínima. A assinatura do contrato ocorreu no dia 05 de abril do Mesmo Ano, no dia da abertura da estação Moema, e o início da concessão ocorreu no dia 04 de agosto. A concessão deve durar 20 anos, se encerrando no ano de 2038.
Conclusão da expansão
No dia 28 de setembro de 2018, 3 novas estações eram entregues na linha: Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, marcando assim o (meio)fim da expansão da Linha 5. Entretanto, sua expansão total ainda não estava concluída pois uma estação em específico não estava pronta. Até que no dia 08 de abril de 2019, a estação Campo Belo foi inaugurada, marcando assim o fim da polêmica expansão da Linha 5. A estação se localiza embaixo do Viaduto Santo Amaro, numa confluência das avenidas de Mesmo Nome e Jornalista Roberto Marinho. Em um futuro bem distante, ela servirá como estação de integração entre as Linhas 5 e 17 do monotrilho.
Futuro da Linha 5
Ainda há vários planos de expansão e integrações para a Linha 5-Lilás. Duas dessas expansões são para o Jardim Ângela e a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa. Já as novas integrações ocorrerão nas estações Campo Belo (com a Linha 17-Ouro e 19-Celeste), em Moema (com a Linha 20-Rosa) e em Ipiranga (com a Linha 10-Turquesa e 15-Prata). Entre falhas, polêmicas e problemas com as obras, não dá para negar que ela é icônica em todos os níveis. Feliz aniversário Linha 5-Lilás!
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