Retrospectiva 2022: tudo que aconteceu na malha de São Paulo

O ano de 2022 não teve tantas inaugurações, mas o que não faltou foi polêmicas, tretas, acidentes, falhas e diversas reclamações


Imagem: site Metrô CPTM

Está chegando ao fim o ano de 2022, um ano bastante "peculiar". Não houve diversas inaugurações esse ano, alguns tópicos não faltaram esse ano: aniversário, acidentes, falhas, reclamações e tentativas de paralisações em linhas e trens. Fique por dentro da Retrospectiva de 2022, e relembre alguns dos fatos mais marcantes desse ano! Qual desses acontecimentos na malha metroferroviária de São Paulo mais te impactou?

Concessão das Linhas 8 e 9

Imagem: CCR

O ano já começou bem quente, já que no dia 27 de janeiro de 2022 as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, antes da CPTM, acabaram sendo concedidas para a iniciativa privada. O leilão ocorreu no dia 20 de abril de 2021 e teve como vencedora a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, administrada pelas queridinhas CCR e RuasInvest. Ambas as duas já administravam, antes, as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás (ViaQuatro e ViaMobilidade Linhas 5 e 17) e administrará, no futuro, a Linha 17-Ouro do monotrilho. A empresa levou a melhor dando um valor de R$ 980 milhões de reais. O 2º lugar ficou com o Consórcio Integração (Ibérica Hold e Metra) com um valor de R$ 787 milhões de reais, o 3º lugar com o Consórcio MobTrens (entre as empresas, a CAF) com um valor de R$ 519 milhões de reais e o 4º lugar com um consórcio formado pela Itapemirim num valor de R$ 400 milhões. Porém, logo na primeira semana após o repasse do bastão da companhia para a VM, diversas falhas e reclamações eram noticiadas contra as duas linhas, indo desde falha elétrica e de equipamento de via indo até falhas mais graves envolvendo lentidões, superlotação nas estações e trens, entre outros. No mês de setembro, fizemos um post aqui no nosso site contando o porque de ocorrerem tantas falhas nas duas linhas, que você pode conferir clicando aqui. As falhas e reclamações chegaram à um outro patamar, chegando ao nível de o Ministério Público pedir o anulamento da concessão. Atualmente, a ViaMobilidade ainda está administrando as duas linhas e a concessão deve durar 30 anos.

Acidente em obras da Linha 6-Laranja

Imagem: Internet

Na manhã do dia 01 de fevereiro de 2022, o megatatuzão que percorria um dos túneis da Linha 6-Laranja acabou atingindo uma adutora de esgoto da Sabesp que ficava três metros acima e provocou uma inundação no canteiro de obras da linha. Por sorte, no momento do incidente o canteiro conseguiu ser evacuado e não houve vítimas. O nível da inundação estava tão alto que uma das pistas da Marginal Tietê, que passa ao lado do canteiro do acidente, acabou cedendo e abrindo uma cratera gigantesca. O equipamento vinha do seu ponto de partida, o poço Tietê, e percorreu por debaixo do Rio Tietê. A pista em si, que fica no sentido da Rodovia Ayrton Senna, teve que ser interditada e, consequentemente, o rodízio de veículos na capital acabou sendo suspenso e um desvio teve que ser criado. Na tarde do mesmo dia, a Acciona (responsável pelas obras da linha) e a LinhaUni (concessionária da linha) acabaram divulgando uma nota dizendo que "A Linha Uni e a ACCIONA, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, informam que, hoje pela manhã, ocorreu um rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (Poço de Ventilação e Saída de Emergência).  O incidente não causou nenhuma vítima. Equipes da Linha Uni, da ACCIONA e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas. Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu e, por questão de segurança, a pista está parcialmente interditada. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Linha Uni, concessionária responsável pela obra, pelo telefone 0800 580 3172, de segunda a sexta das 8h30 às 17h30 ou por meio da página https://www.linhauni.com.br/contato." Após várias investigações, foi concluído que o tatuzão não atingiu a adutora e há suspeitas de que o cano acabou se rompendo.

Vila Sônia e transporte até Taboão

Imagem: Via Trolebus

Após ter sido inaugurada no dia 17 de dezembro de 2021, a estação Vila Sônia até então só operava no horário integral que ia das 10h até às 13h. Porém, no mês de maio, a estação enfim começou a operar no horário integral do metrô, que vai das 4h40 até à 00h, e junto, o Terminal Urbano Intermunicipal Vila Sônia enfim passou a funcionar, recebendo diáriamente linhas da SPTrans e da EMTU. Um dos serviços que iniciou a operação foi o serviço Bate-Volta entre a estação e o munícipio de Taboão da Serra. O percurso é realizado da seguinte maneira: o biarticulado inicía o trajeto no terminal, entrando na Rua Heitor dos Prazeres, em seguida ele percorre o trajeto pelas Avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara até chegar no terminal de ônibus de Taboão, localizado no início da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Lá, ele realiza o embarque/desembarque dos passageiros e prossegue para retornar, seguindo pela Rua João Santucci e passando pela Praça José Domingues M. F. Zequinha, e seguindo novamente pelas Avenidas Pirajussara e Eliseu de Almeida. Chegando na Praça Julio Dellaquila, o biarticulado entra na Rua Engenheiro José Valter Seng e entra pelo túnel de acesso do terminal pela Avenida Francisco Morato, finalizando assim o trajeto.

Obras na Linha 15-Prata

Imagem: Mobilidade Sampa

Durante o ano de 2022 todos acompanharam de perto as obras leste e oeste da Linha 15-Prata, em específico, dos track switchs/áreas de manobras de Jardim Colonial e Vila Prudente. A construção dos dois são essenciais, já que com o início da operação de ambos, o tempo de viagem da linha do monotrilho cairá. Resumindo, um trem que vem do extremo leste para Vila Prudente desembarcará os passageiros na plataforma de lado direto da estação, irá para a área de manobras e retornará no sentido oposto para a plataforma esquerda de Vila Prudente, assim como em Jardim Colonial. Além disso, no dia 15 desse mês, foram iniciadas as obras das estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego, além das obras do pátio de Mesmo Nome. Com isso, novos trens poderão ser adquiridos e haverá uma divisão entre os atuais trens, já que uma parte irá para o novo pátio e uma outra parte continuará no atual da linha, o Pátio Oratório. Segundo o site Diário do Transporte, as duas novas estações seguirão o padrão das demais estações da linha, porém com um diferencial: elas terão o chamado "Telhado Verde" que, segundo uma nota do metrô ao site Diário do Transporte, terá uma parede verde que contará com um sistema de irrigação por gotejamento e sistema de aproveitamento da água da chuva, algo até então inédito em São Paulo, já que a única estação que tem um sistema parecido é a estação Vila Olimpía da Linha 9-Esmeralda. A previsão de entrega é para 2025.

O que esperar para 2023?

Muitas obras ainda estão em andamento na capital: a Linha 6-Laranja, a Linha 17-Ouro, a extensão Linha 15-Prata, entre várias outras, mas o que esperemos é que todas elas sejam entregues para a população. O Canal Metroferroviário deseja à todos boas festas e que o 2023 de cada um seja repleto de mágia e muito transporte!

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