Porquê ocorrem tantas falhas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Desde que a concessionária assumiu as linhas no final de janeiro, falhas sucessivas vem ocorrendo

Imagem: ViaMobilidade Linhas 8 e 9

Em janeiro de 2022, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tiveram suas operações repassadas da CPTM para a ViaMobilidade, e desde então, diversas falhas e reclamções de usuários são constantes. Mas afinal, porque elas vêm ocorrendo ultimamente? Checando reclamações de usuários nos canais de comunicação da VM e das diversas notícias, o Canal Metroferroviário apurou e analisou os fatos, e iremos trazer agora uma resposta para encerrar de vez com essa incógnita.

Porque tantas falhas?

Diariamente e semanalmente são noticiadas "falha de equipamento de via", "falha em trem" e diversos outros problemas em ambas, e o motivo é simples. A concessionária é nova e está começando agora, além de ter assuindo pela primeira vez duas linhas de trens metropolitanos cujos trilhos e sistema são antigos, o que acaba fazendo com que falhas acabem ocorrendo. Antes mesmo da VM assumir as duas, quando eram administradas pela CPTM, falhas e problemas já ocorriam nelas.

ViaMobilidade já lidava com outras falhas

Não é a primeira vez que a VM lida com esses tipos de falhas. Entre 2018 e 2019, quando a concessionária assumiu a Linha 5-Lilás, falhas do mesmo tipo eram comuns de se ver na ligação entre Capão Redondo e Chácara Klabin. O motivo delas ocorrerem na época é o mesmo do atual: ela era nova e estava começando, além de herdar uma linha de metrô que opera desde 2002. Porém, com o tempo, o número de ocorrências dessas falhas na L5 foram dimunuindo.

O que esperar da VM?

Uma coisa é certa: em breve, esses tipos de falhas serão reduzidas e o número de reclamações dos usuários sobre essas falhas irão dimunir conforme elas se tornem raras de acontecer. Assim como as falhas da L5, as das L8 e 9 irão diminuir também com o tempo, mas por enquanto, é ter paciência.

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