Veja a localização da futura estação Taboão da Serra
A estação faz parte da 3ª fase de expansão da Linha 4-Amarela, que atualmente liga a zona oeste ao centro.
Imagem: Taboão Em Foco
O município de Taboão da Serra, localizado na região metropolitana de São Paulo, acaba receber um veredito sobre a localização da futura estação Taboão da Serra, presente na Fase 3 de expansão da Linha 4-Amarela. Atualmente a linha liga a estação Vila Sônia - Profª. Elisabeth Tenreiro, na zona oeste, a estação Luz no centro, passando por bairros como Butantã, Pinheiros e Higienópolis; além de se conectar com a Linha 9-Esmeralda, as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do metrô, e as Linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade da CPTM nas estações Pinheiros, Paulista-Pernambucanas, República e a própria Luz.
Na última semana, foi noticiado pelos portais O Taboanense, Via Trolebus e pelo atual prefeito do município Aprigio Bezerra da Silva (clique nos nomes para todos as informações) mais detalhes com a nova localização da futura estação que será o ponto final da linha 4 e que contará com um terminal de ônibus que receberá linhas intermunicipais da região. A atual ligação entre o município e a Vila Sônia ocorre por meio do "Bate-Volta", um ônibus biarticulado que saí do terminal de ônibus no Largo do Taboão e faz um percurso até o terminal de ônibus da estação.
Anteriormente
Imagem: Internet
Quando foi inaugurada, a Linha 4 foi prometida em uma expansão de 3 fases: a primeira fase conta com as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista-Pernambucanas, República e Luz, cujo trecho foi inaugurado entre os anos de 2010 e 2012; a segunda fase conta com Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia - Profª. Elisabeth Tenreiro, cujo trecho foi inaugurado entre 2014 e 2021 entre paralisações e atrasos das obras; a terceira fase, cujas obras ainda estão em fase de planejamento, expandirá a linha para o oeste e contempla as estações Chácara do Jóquei (antiga Dumont Villares) e Taboão da Serra.
Quando a 3ª fase for inaugurada, a linha 4 ganhará mais 3,5km de extensão e se tornará a primeira linha de metrô da capital a atender a região metropolitana de São Paulo. As obras ainda não possuem um prazo certo de início e muito menos de entrega, mas ainda estão na fase de projeção dos terrenos para desapropiação e construção, além dos túneis já prontos após Vila Sônia.
Nova localização e detalhes
Vídeo: ViaQuatro
Inicialmente, vídeos da década passada já noticiavam as duas estações e a localização de ambas: Chácara do Jóquei continuará localizada em um terreno atrás do próprio Parque Chácara do Jóquei, numa co-cruzamento entre as Avenidas Monsenhor Manfredo Leite e Francisco Morato; já a antiga Largo do Taboão, que se localizaria na entrada do município, agora se instalará em um terreno localizado na Rua do Tesouro, no número 730 (clique para ver a localização em 360º), onde se localizava a antiga concessionária Sorana Sul; esse terreno se encontra às margens da Rodovia Régis Bittencourt sentido Curitiba e ficará ao lado do terreno da nova sede da prefeitura do município.
Imagem: Google
Além disso, o portal O Taboanense divulgou mais algumas informações sobre a estação, no qual: a Linha 4 chegará a Taboão da Serra com 35 metros de profundidade; o custo das obras será de 3,2 bilhões de reais; parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação; ela contará com dois acessos sendo o principal na própria Sorana Sul e o acesso B do lado oposto da Régis Bittencourt, na pista sentido São Paulo, provavelmente por uma passagem subterrânea; a linha irá seguir o traçado da avenida Francisco Morato, passando por baixo do piscinão; o “respiro” da linha (poço de saída de emergência) será próximo da rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão, no qual comércios próximos terão que ser desapropriados; e além da estação, será construído um terminal de ônibus intermunicipal para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.
Comentários
Postar um comentário