Obras da Linha 17-Ouro e do Pátio Água Espraiada podem ser retomadas

 

Estação Washington Luís, Pátio Água Espraiada (à esquerda após a estação), Avenida Jornalista Roberto Marinho (em frente) e Avenida de Mesmo Nome (à direita ao fundo, em frente a estação).

Foto: Diário dos Transportes


A história da Linha 17-Ouro está prestes a acabar. Recentemente, a justiça suspendeu duas licitações: uma que impedia a retomada das obras e outra da fabricação de 14 trens (todos com 5 carros), que atenderão uma demanda de 185.000 (segundo noticiado pelo Via Trolebus) no trecho considerado "prioritário" pelo Metrô.

Estações

A empresa COESA Engenharia, vai ficar a cargo da retomada das obras, de 7 das 8 estações do trecho entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas (e Washington Luís), além do Pátio Água Espraiada. Elas, estavam paralisadas desde 2018. Foram várias idas e vindas, mas as obras finalmente voltarão, com exceção da estação Morumbi e do túnel entre o Aeroporto de Congonhas e a estação de mesmo nome.

Trens

A empresa BYD Skyrail São Paulo ficará responsável pela fabricação de 14 trens do trecho de 8km, além das portas de plataforma, sistemas de sinalização, equipamentos e do material rodante. Anteriormente, o consórcio contratado seria o Signalling, formado pela T'Trans (responsável pela modernização da Frota C do Metrô, atual Frota K), mas, por saber que a Frota K é caótica e problemática, ela foi modernizada pela T'Trans, o Metrô rapidamente cortou ela da fabricação dos trens (inclusive, ela já tinha trens prontos), e abriu uma nova concessão para uma nova empresa.

Mapa da futura malha metroferroviária, foto tirada na exposição Memórias, da estação Sé

A Linha 17-Ouro contará com 3 fases: a primeira, a mais conhecida, com uma extensão em Y para o Aeroporto de Congonhas e contará com o Pátio Água Espraiada. A segunda fase ligará Washington Luís até o Jabaquara (da Linha 1-Azul) e a terceira fase, já com alguns pilares, ligará a estação Morumbi até a estação São Paulo-Morumbi (da Linha 4-Amarela). Atualmente, as obras dos outros dois trechos ainda não começaram, e teremos, em 2022 apenas, o trecho até Congonhas e pra WSL. A linha correrá paralelo a Marginal Pinheiros, a Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Avenida Washington Luís, e contará com 3 transferências: com a Linha 9-Esmeralda na estação Morumbi, com a Linha 5-Lilás em Campo Belo e com a Infraero na estação Congonhas. Ela será administrada pela ViaMobilidade, mesma da Linha 5.


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