Governo anuncia expansão da Linha 5-Lilás
A linha contará com duas extensões nas duas pontas: a anunciada após Capão Redondo e outra para o Ipiranga após Chácara Klabin
Foto: Portal Uol
Vem aí! O Governo de São Paulo, em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, junto com o anúncio do adiamento de Vila Sônia para dezembro de 2021, anunciou também algo que São Paulo estava esperando há muito tempo: a Linha 5-Lilás, que liga Chácara Klabin ao Capão Redondo, ganhará a tão aguardada extensão até o Jardim Ângela. Serão mais duas estações, dando a linha um total de 19 estações: Comendador Sant'Anna e a terminal JAN (seria também cogitada,a estação M'Boi Mirim, mas ela acabou sendo descartada). A dúvida é de como será essa extensão, pois os trilhos da linha acabam no Pátio Capão Redondo. Duas alternativas foram criadas: a primeira é do trecho continuar elevado, a partir de Capão Redondo, e a segunda, é que a partir também de Capão, a linha voltar a ser subterrânea. Até agora não há muitas informações de como será essa expansão, e não há prazos definidos. Lembrando que a expansão mais recente da linha foi até a Chácara Klabin. Além dessa expansão, há prazos da linha ir para a estação Ipiranga, após Chácara Klabin, com conexão para as Linhas 10-Turquesa e 15-Prata. Bem, lembrando que ainda falta os conceitos das estações, terrenos para desabrigar, e como será a extensão.
O que já se sabe?
Visão de como será a estação Jardim Ângela.
Foto: Diário dos Transportes
Até agora, o que sabe é que, com essa extensão, a linha ganhará 4,3km de novos trilhos, uma nova ciclovia, e um novo terminal de ônibus. A avenida Carlos Caldeira Filho será ampliada até a Estrada do M'Boi Mirim para a viabilização do projeto, correndo paralelo ao córrego Capão Redondo, que será canalizado e contará com duas pistas nos dois sentidos, que contará com uma nova ciclovia. Para a obra ocorrer, desapropiações e a remoção de interferências serão feitos. Saiba como será as duas estaçõesEstação Comendador Sant'Anna
A estação, que será a primeira da expansão, será elevada e estará na avenida de mesmo nome, numa região que concentra vários comércios, serviços e equipamentos públicos.
Estação Jardim Ângela
Jardim Ângela estará localizada próximo ao hospital de Mesmo Nome, e será subterrânea e interligada ao atual terminal de ônibus da SPTrans, e a um novo que será construído, que permitirá absorver o aumento de demanda dos passageiros de ônibus com a implementação da mesma.
Comentários
Postar um comentário