2024 marcará a segunda "seca" de inaugurações

Esse será o segundo ano, desde 2023, que não haverá inauguração de novas estações em São Paulo


Imagem: Márcia Alves/CMSP

O ano de 2024 será o segundo ano em que não acontecerá a abertura de novas estações da malha metroferroviária de São Paulo. O primeiro ano foi 2023, que marcou a primeira seca de inaugurações desde 2016, quando as principais estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 7-Rubi, 13-Jade e 15-Prata estavam passando por problemas em suas obras, desde esquemas de corrupção até problemas com as empresas responsáveis pelas obras. Suas inaugurações (e re-inaugurações) ocorreram entre 2017 e 2021, entregues pelos governos dos ex-governadores Geraldo Alckmin, Márcio França e João Dória.

Atualmente, há 6 linhas que se encontram em obras e suas previsões de entrega estão previstas para esse ano e, a maioria, 2026 para frente. Todas serão citadas abaixo.

Linha 2-Verde (Vila Prudente-Penha)

Imagem: Metrô SP

As obras de extensão da Linha 2-Verde seguem a todo vapor. Sua extensão, que traz oito novas estações e um novo pátio de trens, ligará a atual estação Vila Prudente até a nova estação Penha, localizada abaixo da atual da Linha 3-Vermelha. A extensão irá atrair mais de 320 mil novos passageiros para o trecho de 8,4km, que contará com uma nova frota de 22 novos trens. A previsão é que tudo seja entregue até 2026, mas dividido em fases.

Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim)

Imagem: LinhaUni

As obras da Linha 6-Laranja avançaram bastante desde que os dois tatuzões partiram da Freguesia do Ó nas direções norte e sul da linha. Elas foram retomadas após o acidente do dia 01 de fevereiro de 2022 aonde o megatatuzão, que percorria um dos túneis, atingiu uma adutora de esgoto da Sabesp a três metros acima do percurso; o que provocou uma inundação no canteiro de obras da linha e a interdição de uma das pistas da Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, após a mesma ceder com o alto nível de água. Além disso, o Pátio Morro Grande já começou a receber os primeiros trilhos da linha, e mostrou um avanço significativo, com 57,85% de conclusão. Sua previsão de abertura é para 2026.

Linha 8-Diamante (Ambuitá)

Imagem: Metrô CPTM

Na extensão operacional da Linha 8-Diamante a antiga estação Ambuitá, desativada pela CPTM em 2010, está sendo reconstruída desde outubro de 2023. A obra foi uma das contrapartidas impostas no contrato de concessão da linha 8 e da Linha 9-Esmeralda para a ViaMobilidade. Ela estará localizada no endereço da antiga e suas obras tem prazo de 36 meses, sendo assim, finalizada também em 2026.

Linha 9-Esmeralda (Varginha)

Imagem: iTechdrones

A Linha 9-Esmeralda também está com dias contados. As obras da polêmica estação Varginha estão bem avançadas e, ao que tudo indica, estará entrando em sua reta final de obras. Assim como Ambuitá, essa marca a reconstrução de outra estação desativada pela CPTM, só que em 2001; cujas obras estão ativas há 10 anos entre diversas idas e vindas de paralisações dos canteiros. Se tudo correr dentro do previsto, a abertura da estação deve acontecer ainda no primeiro semestre desse ano.

Linha 15-Prata (Ipiranga-Jacu-Pêssego)

Imagem: Metrô de SP

Na Linha 15-Prata, as obras de expansão sentido Cidade Tiradentes seguem a todo vapor. As obras após a estação Jardim Colonial seguem em ritmo considerável, mas polêmicas estão marcando a história. Uma das construtoras que foram procuradas para requalificar a Avenida Ragueb Chohfi, que perdeu a licitação, conseguiu uma liminar na justiça impedindo a ganhadora de tocar as obras na avenida. Mas, a grande reviravolta é que a mesma derrotada acabou se tornando a escolhida para o alargamento da via da Zona Leste, segundo uma nova ata de classificação postada pela companhia; a previsão de entrega é até 2025 e trará mais 3km ao monotrilho contemplando duas novas estações e um novo pátio de trens. Já do outro lado da linha, a estação Ipiranga segue sem prazo de obras, mas é previsto que seja inaugurada em 2026.

Linha 17-Ouro (Morumbi-Aeroporto/Washington Luís)

Imagem: Canal Metroferroviário

E pra finalizar, a longa e extensa novela da Linha 17-Ouro que ganha novos capítulos. Os trens da linha estão mais prontos do que o próprio monotrilho em si, já que a chinesa BYD, fabricante dos 14 trens, confirmou a chegada do primeiro deles para esse ano de 2024, mais especificamente até junho. Enquanto os trens começarão a chegar, as obras seguem indo e vindo, com uma nova previsão de entrega do ramal: assim como todas as outras obras citadas na postagem, junho de 2026.

Os prazos são confiáveis?

Entre as diversas obras na malha de São Paulo, há uma dúvida que deixa muitos usuários se questionando: devemos mesmo botar fé nos prazos estimados de entrega? São muitas incertezas, já que todos podem ser facilmente alterados por problemas internos das construtoras, conflitos entre empreiteiras, falta de verba vinda do estado, entre outros; mas a reposta é talvez, dependendo do avanço das obras e se todas estiverem dentro do prazo.

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